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6 dicas para adormecer e dormir melhor segundo especialista do sono.

Quer dormir como um bebé? Não feche os olhos, mantenha-os abertos: sugestões intrigantes de um psicólogo do sono.

1- Adormecer demasiado rápido não é bom.

Você pode pensar que adormecer, assim que sua cabeça cai na almofada é uma coisa boa, mas é realmente um indicador de que não está a dormir o suficiente. Idealmente, deve levar oito a 12 minutos a partir do momento em que se deita, para adormecer.

2- Não consigo dormir? Tente ficar acordado!

Tente aplicar um pouco de psicologia reversa – e tente ficar acordado. Paradoxalmente, isso vai fazer com que você se sinta menos ansioso e vai ajudá-lo a dormir.

3. Não ponha alarme pela manhã !

Uma vez que você está a ter a quantidade certa de sono, não precisa de um despertador, a menos que tenha que se levantar especialmente cedo, digamos às 5 da manhã. É bom configurar um alarme por precaução, mas só 10 a 20 antes de ter que sair, para conseguir regular o seu relógio biológico do sono.

4. O que fazer se você acordar à noite?

Algumas pessoas sofrem de “insónia de manutenção do sono”, acordando durante a noite e lutando para voltar a dormir. Se acordar porque se lembrou de algo que precisa fazer no dia seguinte, faça uma anotação (mantenha uma almofada na sua cama) e tente voltar a dormir. 

5. Sestas de 20 min durante o dia

Fazer sestas, geralmente deve ser por volta das duas da tarde e por 20 minutos. Todos deveriam fazer sesras: estamos programados para fazê-lo. Todos nós temos um relógio interno que rege todos os tipos de processos, inclusive quando nos sentimos cansados. Isso é conhecido como o ritmo circadiano.

6. Mantenha-se fresco para vencer os terrores noturnos

Pesquisas sugerem que a fadiga, o stress, o calor e os distúrbios, como a luz e o ruído, tornam os terrores noturnos mais prováveis. Coisas simples, como manter o quarto fresco (idealmente 18c) e escuro, evitando edredões espessos e ficar numa cama maior para não ser  incomodado pelo seu parceiro, pode ajudar.

São estas as 6 dicas de um profissional do sono!

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