" " "
"
Home / Dicas / 8 truques para poupar em aquecimento este Inverno
" "

8 truques para poupar em aquecimento este Inverno

Com a chegada das estações mais frias, chegam também as contas de electricidade avultadas, resultado de um uso intenso dos sistemas aquecimento. Porém, não é confortável habitar uma casa fria e os aquecedores, mesmo que apenas ligados no mínimo, são indispensáveis.

Ainda assim, há formas através das quais se pode poupar algum dinheiro em aquecimento. Sem que sejam necessárias enormes mudanças no seu estilo de vida, temos algumas ideias que pode pôr em prática.

1. Manutenção anual

homify / FABI Designers & Builders Associates Ltd.: Cozinhas modernas por FABI Designers & Builders Associates Ltd.

Antes da chegada do frio, deve contratar um profissional para fazer uma revisão aos sistemas de aquecimento da sua casa. Se não tiver oportunidade de fazer esta manutenção anualmente, faça-a pelo menos de dois em dois anos, independentemente da fonte de aquecimento (radiador, piso radiante, entre outras). Um pequeno problema na tubagem, pode fazer com que os gastos aumentem e a distribuição de calor seja menos eficiente.

2. Retirar o ar dos radiadores

Durante os meses em que os radiadores não são utilizados, os tubos enchem-se de ar o que faz com que se gerem sacos que impedem a passagem da água quente. Por conseguinte, gasta-se mais energia para se alcançar a temperatura marcada no termóstato. Retirar o ar é simples. Pegue numa chave-de-fendas, abra o radiador ao lado e deixe que saia o ar e a água (esta última para dentro de um recipiente).

3. Espaço livre na zona onde está o radiador

A distribuição dos móveis deve mudar nas estações frias para que não entorpeçam ou bloqueiem o radiador. O ideal seria colocar os móveis que mais usa em torno do radiador para desfrutar do calor mais de perto e, assim, poder regular o aparelho para o mínimo.

4. Termorregulação passiva

A sala de estar e as outras áreas comuns devem, idealmente, ter muitas janelas para receber mais horas de sol. Da mesma forma, mantenha as cortinas ou persianas abertas quando há calor e feche-as por completo quando começar a baixar a temperatura.

Outra estratégia útil é colocar painéis reflectores entre a parede e o radiador, o que dispersará o calor em vez de ele ser absorvido pela parede.

5. Ligar ou desligar o aquecimento?

Parece óbvio achar que desligar o aquecimento enquanto determinado espaço não está a ser utilizado contribuirá para uma maior poupança de energia. Todavia, sugerimos que mantenha o aquecimento ligado no mínimo para os espaços se manterem quentes e não ter que estar sempre a arrancar e a desligar até porque há radiadores antigos que demoram mais a aquecer.

6. Cuide das rachas, fendas e portas mal isoladas

homify / Stovax Heating Group: Sala de estar por Stovax Heating Group

Uma porta mal isolada pode resultar numa perda de calor até 5%, sobretudo se essa porta for ampla e estiver orientada para a rua ou para o jardim. Isole as portas e janelas com fitas de calafetagem (custam pouco mais de 1€), aposte em vidros duplos e faça as reparações necessárias em sua casa antes do Inverno.

7. Não exceda a temperatura desejada

Como é de senso comum, há mudanças no nosso estilo de vida que produzem reduções na factura da eletricidade. Para a casa estar quente e confortável, não precisa de a ter a 25º. Se a mantiver entre os 18º e os 20º já se sentirá bem no interior. Por cada grau adicional, o custo aumentará 7%.

8. Adquirir um termóstato

homify / BestHeating Deutschland: Quartos modernos por BestHeating Deutschland

Um termóstato é um investimento tremendamente útil. Com um termóstato, pode programar o aquecimento da sua casa em função dos seus próprios horários e necessidades. Entre outras coisas, será, por exemplo, possível programar o aparelho para ligar o aquecimento quando a temperatura baixar dos 20º.

FONTE: MSN

Deixa o teu comentário

O que tens a dizer?

Check Also

OS 3 SIGNOS MAIS ODIADOS DO ZODÍACO

Perguntamos aos nossos seguidores quais eram os signos mais detestados. Quase o zodíaco todo apareceu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *