" " "
"
Home / Insolitos / A resposta de criança com 7 anos num exercício que está a gerar polémica
" "

A resposta de criança com 7 anos num exercício que está a gerar polémica

Foi ensinado aos alunos que uma das coisas mais importantes para resolver bem um exercício é ter atenção ao enunciado, pois pode lá estar uma “rasteira”!

Esta criança, de apenas sete anos, teve negativa num exame devido à resposta que deu.. mas que aparentemente, pode mesmo ser considerada certa!

O utilizador do Twitter Ignacio Bárcena, pai da criança, publicou uma imagem do exercício com este texto:

“Aqui vai um exercício do meu meu filho (7 anos). Eu acho que quem não percebeu bem foi o professor…”

Numa primeira avaliação, pode parecer notável que a criança errou nas respostas, mas se lermos com atenção o enunciado, podemos mudar de opinião.

No enunciado podia ler-se: “Escribe con cifra los siguientes numeros” (que em português será: “Escreva em algarismos os números seguintes…”

A chave está na palavra “seguintes”. Com isso, o professor referia-se à lista de números que apresentou após o enunciado. No entanto, a criança percebeu que ele tinha que escrever os números “seguintes” aos que estavam expostos no problema.

Nas redes sociais o debate cresce, e há muitos que consideram que o menino é um verdadeiro génio. Esta polémica até chamou a atenção de Juan José Campanella, vencedor de um Óscar com o filme “O segredo dos seus olhos”: 

O cineasta saiu em defesa do menino: “Ele é um génio, o seu filho. Ele literalmente escreveu números ‘seguintes’”.

Outros, mais maliciosos, insinuaram que a intenção do aluno e do seu pai era gozar com professor, ou provocar um escândalo contra o mesmo nas redes sociais.

Alguns internautas chamaram Real Academia Espanhola (RAE) para o debate na rede social, e a resposta chegou pouco depois: “tal como está redigido no exercício, a interpretação natural é a de que os números listados sejam escritos em algarismos”, disse a academia, destacando que a sua posição foi tomada “de uma perspectiva puramente linguística”.

E você o que acha disto?

 

Deixa o teu comentário

O que tens a dizer?

Check Also

Mãe obriga filhos a andar 7Km ao frio, depois de tratarem mal motorista de autocarro

Esta mãe obrigou os seus dois filhos a percorrerem mais de sete quilómetros a pé, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *